‎Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia


  1. ENEM - A nanotecnologia está ligada à manipulação da matéria em escala nanométrica, ou seja, uma escala tão pequena quanto a de um bilionésimo do metro. Quando aplicada às ciências da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantástico mundo da nanobiotecnologia, será possível a invenção de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitirão examinar, manipular ou imitar os sistemas biológicos.
    LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e saúde. Com Ciência. Reportagens. Nanociência & Nanotecnologia. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2009. 
    Como exemplo da utilização dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilização de nanopartículas magnéticas (nanoimãs) em terapias contra o câncer. Considerando-se que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relação às terapias convencionais é
    (A) de eficácia duvidosa, já que não é possível manipular nanopartículas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual.
    (B) vantajoso, uma vez que o campo magnético gerado por essas partículas apresenta propriedades terapêuticas associadas ao desaparecimento do câncer.
    (C) desvantajoso, devido à radioatividade gerada pela movimentação de partículas magnéticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores.
    (D) desvantajoso, porque o magnetismo está associado ao aparecimento de alguns tipos de câncer no organismo feminino como, por exemplo, o câncer de mama e o de colo de útero.
    (E) vantajoso, pois se os nanoimãs forem ligados a drogas quimioterápicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magnético externo, diminuindo-se a chance de que áreas saudáveis sejam afetadas.  
  2. ENEM
    A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como
    a) Anemia      b) Beribéri      c) Diabetes      d) Escorbuto      e) Fenilcetonúria   
  3. ENEM - Cães a que se extraíram o pâncreas passaram a apresentar sintomas similares aos do diabetes humano. Com o duto pancreático amarrado, apenas distúrbios digestivos. A experiência nos permite concluir que:
    a) o pâncreas apresenta a função de glândula digestiva com exclusividade.
    b) a função primordial do pâncreas em cães é secretora.
    c) tanto a função digestiva como a função hormonal são funções inerentes ao pâncreas.
    d) o diabetes humano pode ser causado por lesões no duto pancreático.
    e) o pâncreas é responsável pela produção de gastrina. 
  4. CFTPR - O hormônio insulina ajuda a glicose que está no sangue a entrar nas células, onde será utilizada como fonte de energia. Na falta deste hormônio, a glicose se acumula no sangue provocando uma doença conhecida como diabetes melito . O hormônio insulina é produzido:
    a) no fígado.          b) na tireoide.          c) na hipófise          d) nas supra-renais.          e) no pâncreas.
  5. FUVEST - O seguinte texto foi extraído do folheto "VOCÊ TEM DIABETES? COMO IDENTIFICAR", distribuído pela empresa Novo Nordisk:
    "A glicemia (glicose ou açúcar no sangue) apresenta variações durante o dia, aumentando logo após a ingestão de alimentos e diminuindo depois de algum tempo sem comer. A elevação constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes.
    [...]"
    a) Por que nos não-diabéticos a glicemia aumenta logo após uma refeição e diminui entre as refeições?  
    # Após uma refeição, os açúcares ingeridos e digeridos são absorvidos pelo sangue no intestino delgado.A insulina, hormônio produzido no pâncreas, estimula a assimilação do açúcar do sangue para as células do corpo (para consumo e formação de reservas). Assim, por efeito da insulina, a glicemia se reduz porque parte da glicose do sangue é conduzida para as células do corpo.
    b) Explique por que uma pessoa com diabetes melito apresenta glicemia elevada constante. 
    A 'diabetes melito' é uma doença caracterizada por anomalias na produção de insulina. No diabético, a passagem de açúcar do sangue para as células é mais lenta e conseqüentemente o sangue retém glicose em níveis elevados por mais tempo.
  6. UEL - Na urina de uma mulher foi verificada a presença de gonadotrofina coriônica. Essa substância indica que a mulher
    a) está menstruada.
    b) está grávida.
    c) tem diabetes.
    d) tem falta de cálcio.
    e) tem metabolismo basal baixo. 
  7. ENEM - O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes.
    O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, "quebrando-se" em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas.
    A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida. 
    Com base nessas informações, pode-se concluir que:
    a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.
    b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.
    c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.
    d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.
    e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.
  8. UFSC - Doença pode ser definida como um desequilíbrio do organismo ou ausência de bem-estar físico e mental. Ela pode ter inúmeras causas e variar de intensidade e manifestação. Com relação a esse tema, é CORRETO afirmar:
    (01) O alcoolismo, o tabagismo e a dependência de outras drogas são exemplos de causas que podem resultar em doenças.
    (02) Doenças genéticas são aquelas causadas por alterações do patrimônio genético e podem passar de pais para filhos, através do material genético.
    (04) Doenças traumáticas são aquelas que se originam de acidentes, podendo resultar em fratura de ossos, hemorragias, etc.
    (08) Doenças funcionais resultam do mau desempenho ou da perda de um órgão ou sistema.
    (16) Doenças transmissíveis são as transmitidas por patógenos ou por seus produtos.
    (32) O mongolismo é um exemplo de doença hereditária, enquanto a eritroblastose fetal é uma doença congênita.
    Soma (   )     # 01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63
  9. FUVEST - No texto a seguir, reproduzido do livro "Descobertas Acidentais em Ciências" de Royston M. Roberts (Editora Papirus, Campinas, SP, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram colocadas em maiúsculo e identificadas por um numeral romano.
    "Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Merling e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão. (I) CURIOSOS SOBRE POR QUE AS MOSCAS FORAM ATRAÍDAS À URINA, ANALISARAM-NA E OBSERVARAM QUE ESTA APRESENTAVA EXCESSO DE AÇÚCAR. (II) AÇÚCAR NA URINA É UM SINAL COMUM DE DIABETES.
    Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal. (III) O FATO DE TAL ANIMAL NÃO TER PÂNCREAS SUGERIU A RELAÇÃO ENTRE ESSE ÓRGÃO E O DIABETES. 
    (...) Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. Mac-Leod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães. (IV) QUANDO INJETARAM OS EXTRATOS [SECREÇÃO DO PÂNCREAS] NOS CÃES TORNADOS DIABÉTICOS PELA REMOÇÃO DE SEU PÂNCREAS, O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE DESSES CÃES VOLTAVA AO NORMAL, E A URINA NÃO APRESENTAVA MAIS AÇÚCAR."
    A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases em destaque com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:
    a) I - Hipótese; II - Teste da hipótese; III - Fato; IV - Observação.
    b) I - Fato; II - Teoria; III - Observação; IV - Teste da hipótese.
    c) I - Observação; II - Hipótese; III - Fato; IV - Teste da hipótese.
    d) I - Observação; II - Fato; III - Teoria; IV - Hipótese.
    e) I - Observação; II - Fato; III - Hipótese; IV - Teste da hipótese. 
  10. UFPEL - Constantemente os organismos precisam eliminar substâncias tóxicas ou que estão em excesso, bem como reter substâncias necessárias ou que estão em baixa concentração. Por essas razões todos os organismos possuem uma estrutura ou sistema que é responsável por essas funções.
    As figuras a seguir mostram diferentes estruturas, órgãos e/ou sistemas de excreção.

    Analise as afirmativas.
    I. No caso do animal representado na figura 1, toda excreção é realizada por uma organela específica, o vacúolo pulsátil.
    II. Nos insetos (figura 2), o excreta predominante é a amônia, que é coletada pelos tubos de Malpighi e transportada até o intestino, onde se mistura com as fezes e é eliminada juntamente com elas.
    III. Nos vertebrados a função de excreção é realizada pelos rins. O sistema urinário do vertebrado representado na figura 3 é formado pelos rins (A), pelas uretras (B), pela bexiga (C) e pelo ureter (D).
    IV. Os portadores da doença Diabetes Melito apresentam glicose em sua urina, pois a concentração dessa molécula no plasma é elevada e a sua reabsorção pelos túbulos renais não é completa.
    V. Amônia, ureia e ácido úrico são excretas nitrogenados. O mais tóxico é a amônia, por isso deve ser eliminada à medida que vai sendo produzida.
    Estão corretas as afirmativas
    a) I, II e V.              b) III e V.               c) IV e V.               d) II e IV.               e) I, III e V. 
  11. UECE - Acerca da diabetes mellitus , importante doença crônica do homem, é INCORRETO afirmar que;
    a) a presença de glicose na urina é importante sinal
    b) é fator de risco para o enfarte do miocárdio
    c) sempre se deve, primariamente, a doenças do fígado
    d) leva à poliúria 
  12. UFMG - Na atualidade, uma das doenças que mais freqüentemente se detecta na população mundial é o diabetes melito. E, no tratamento dessa doença, vem-se utilizando, com relativo sucesso, o transplante de células.
    Analise este esquema:
    Considerando-se as informações contidas nesse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em tal situação, as células cultivadas são
    a) pancreáticas e possuem genes para a síntese de insulina.
    b) hepáticas e geneticamente modificadas para sintetizar hormônios.
    c) hepáticas e vão sintetizar glucagon, que reduz a taxa de glicose no sangue.
    d) pancreáticas e capazes de captar insulina por meio de receptores.  
  13. UFPI - Há uma desordem hormonal chamada diabetes insipidus, que é causada por uma falha na produção do hormônio anti-diurético (ADH). Assinale a alternativa que descreve corretamente as conseqüências dessa desordem.
    a) Aumento na produção de urina e diminuição do volume dos fluidos corporais.
    b) Falta de sede e diminuição do volume dos fluidos corporais.
    c) Aumento na concentração de glucose sanguínea e perda de peso.
    d) Diminuição da concentração de insulina sanguínea e aumento da glucose sanguínea.
    e) Aumento da concentração de insulina sanguínea e diminuição da glucose sanguínea. 
  14. UFRN - Quando estavam saindo do restaurante, professor Astrogildo chamou atenção para um cartaz sobre a prevenção de diabetes, que estava fixado na parede da fábrica. Aproveitando a oportunidade, falou sobre o teste da curva glicêmica. Esclareceu que nesse teste, os indivíduos ingerem uma solução açucarada e, em intervalos regulares de tempo, mede-se a concentração de glicose no sangue. Em seguida, esboçou um gráfico representando as curvas glicêmicas de um indivíduo diabético (I) e de um indivíduo normal (II). O gráfico desenhado pelo professor Astrogildo é:  # A
  15. UFSC - Segundo o ministério da Saúde, o coração é a primeira causa de morte no País, logo em seguida está a violência (homicídio, suicídio, acidente de trânsito) e o câncer.
    Com relação ao sistema cardiovascular assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).
    (01) Os principais vasos responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco são as artérias coronárias ligadas à aorta.
    (02) O infarto do miocárdio ocorre quando uma parte da musculatura cardíaca, por ficar sem irrigação, faz o músculo entrar em falência.
    (04) A hipertensão, o diabetes, o fumo e a obesidade são fatores de risco para doenças cardiovasculares.
    (08) Alimentação adequada, bem como atividade física e "check-up" regulares diminuem o risco do infarto.
    (16) A contração do músculo cardíaco é denominado sístole e o período de relaxamento, diástole.
    (32) Nas pessoas hipertensas o coração trabalha mais, já que precisa impulsionar o sangue através de "vasos endurecidos" e, por isso, mais resistentes.
    01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63
  16. UFPE - Uma das principais causas de morte no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares. Em relação a esse problema, podemos fazer as seguintes afirmações.
    (   ) Entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estão o diabetes, os fatores nutricionais e a vida sedentária.
    (   ) O uso de pílulas anticoncepcionais aumenta os riscos cardiovasculares, sobretudo em indivíduos com história familiar de doenças circulatórias.
    (   ) Apesar de estar altamente relacionado ao câncer de pulmão e de bexiga, o fumo não oferece riscos cardiovasculares.
    (   ) Alimentação rica em gordura animal, tensão nervosa (estresse), pressão alta favorecem o aparecimento da arterioesclerose, que se caracteriza pela perda de elasticidade e formação de placas de gordura nas artérias.
    (   ) A obstrução brusca de uma artéria coronária causa o infarto do miocárdio, provocando morte celular por falta de oxigenação; mas, independente da extensão da lesão, as células cardíacas têm rápida regeneração, pois o sangue que passa pelos ventrículos garante a nutrição do tecido cardíaco.
    #  V V F V F  
  17. UFU - CONVERSÃO CELULAR: Cientistas israelenses induzem células hepáticas a produzir insulina em laboratório e propõem técnica para tratar diabetes tipo 1.
    De acordo com a técnica esquematizada a seguir, células de fígado são cultivadas em laboratório. Um vírus é inserido nas células, contendo um gene que, em células do pâncreas, está ligado à produção de insulina. As células se diferenciam em cultura, ficando mais parecidas com as que existem no pâncreas (células beta). Os cientistas acreditam que as células transformadas possam futuramente ser usadas no combate ao diabetes tipo 1.

    Com relação ao procedimento descrito, responda os itens a seguir.
    a) Cite UMA desvantagem do uso de vírus como vetores de terapia gênica. # A possibilidade de não ocorrer a incorporação do gene relacionado à produção do hormônio ou provocar alterações genéticas indesejáveis nas células do fígado.
    b) Qual é a vantagem da terapia gênica descrita, quando comparada ao tratamento de diabéticos com transplante de células de pâncreas de indivíduos mortos? # Maior grau de confiabilidade, supondo que o gene que será inserido nas células do fígado deve induzir a produção de insulina com maior eficiência. Células de outros indivíduos podem provocar rejeição e, neste caso, não apresentar a mesma eficiência na produção de insulina.
  18. UFC - Na espécie humana há algumas condições dominantes ligadas ao cromossomo X, embora sejam raras. A figura a seguir mostra o heredograma de um tipo de diabetes que leva a problemas no metabolismo do fosfato e dos carboidratos.

    Com base no enunciado e na análise do heredograma, responda:
    a) A mãe do cruzamento I é homozigota ou heterozigota? Justifique.  # As evidencias de que a mãe é heterozigota podem ser comprovadas com base nos seguintes argumentos: Se a mãe fosse homozigota todos os filhos e filhas seriam doentes, uma vez que o caráter é dominante. A mãe sendo heterozigota haverá uma proporção de 50% de filhos e filhas sadios (e vice-versa).
    b) Quais são os prováveis genótipos dos indivíduos II-2, III-4 e III-5?  #  II-2 é uma mulher heterozigótica (XPdX), III-4 é um homem não afetado hemizigoto para o alelo normal (XY) e III-5 é um homem hemizigoto para o alelo do diabetes fosfato (XPdY).
  19. PUCRJ - Ao fazer um exame sanguíneo um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que este indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente:
    a) hemofilia e anemia.
    b) anemia e diabetes.
    c) leucemia e diabetes.
    d) hipoglicemia e obesidade.
    e) diabetes e hemofilia.
  20. UECE - Dentre os fatores a seguir, assinale aqueles que predispõem o organismo humano para a aterosclerose, podendo contribuir para o funcionamento anormal do coração.
    a) Hipertensão e estresse.
    b) Consumo exagerado de sal e prática regular de exercícios físicos.
    c) Lazer e dieta pobre em gordura animal.
    d) Idade (diminuição da aterosclerose com o aumento da idade) e obesidade.
  21. ENEM - Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária,a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose.
    Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças. Folha online. 22.abr.2009
    Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.
    Acesso: em 28 abr. 2010 (adaptado). 

    Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto,respectivamente?
    A) Evitar o contato com a água contaminada por mosquitos, combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater o mosquito Anopheles.
    B) Combater o mosquito Anopheles, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, combater o mosquito flebótomo e eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria
    C) Eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flébotomo, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes e combater o mosquito Aedes.
    D) Combater o mosquito Aedes, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros.
    E) Combater o mosquito Aedes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flébotomo e evitar o contato com a água contaminada por mosquitos.
  22.  CPS  - Com a popularização do uso da Internet, acrescentou-se um novo fator de risco à saúde dos adolescentes: o hábito de passar horas na frente do computador, com postura descuidada. Sentar de qualquer maneira e/ou deitar em posição viciosa podem acarretar dores e desvios da coluna, além de tendinite - inflamação dos tendões - causada principalmente pela utilização repetida do mouse (adaptado de "Veja", edição especial Jovens, junho 2004)
    A seguir são apresentados alguns conselhos úteis, extraídos do site http://www.biosaude.com.br/artigos
    Assinale a alternativa que apresenta uma sugestão de atitude mas que não apresenta a devida explicação teórica para a mesma.
    a) Manter o peso, pois o excesso de gordura na barriga aumenta a pressão entre os discos e sobrecarrega a musculatura (o risco é leve com aumento de cinco quilos, moderado se o aumento for de 6 a 8 quilos e grande, caso seja acima de 8 kg do peso ideal).
    b) Evitar o sedentarismo, que leva à flacidez da musculatura e à necessidade de aumento da contração muscular, com maior pressão nos discos e dificuldade local de circulação.
    c) Reforçar a musculatura do abdômen, quadris e costas por meio de musculação e exercícios abdominais, que funcionam como colete de proteção da coluna.
    d) Renunciar ao tabagismo, pois a nicotina dificulta a vascularização dos discos da coluna vertebral, levando-os ao enfraquecimento pela desidratação.
    e) Criar novos hábitos de postura ao sentar, dormir, dirigir, etc. (a hidroginástica, natação e caminhadas são excelentes para melhorar a postura).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário