Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.


  1. SIMULADO - O termo "desenvolvimento sustentável" foi criado em 1987, definido no Relatório "Nosso Futuro Comum" da Brundtland Commision (Comissão Mundial para Meio Ambiente e Desenvolvimento)como "desenvolvimento que satisfaz às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazer às suas próprias necessidades". O desenvolvimento sustentável tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas. Quais são essas metas? #  1. A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.); 2. A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); 3. A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); 4. A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.); 5. A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios); 6. A efetivação dos programas educativos.
  2. SIMULADO - Realizar um programa de desenvolvimento sustentável exige um alto nível de conscientização e de participação tanto do governo e da iniciativa privada como da sociedade, para isso contamos com a Educação Ambiental ampla e onipresente em escolas, empresas e em toda a sociedade; conhecer para preservar, esta máxima se aplica de forma explícita para a evolução do desenvolvimento sustentável pois, somente nós entendendo a dinâmica da sociedade entenderemos porque o modelo atual vai na contramão da preservação do futuro. (Adaptado de: "O que é Desenvolvimento Sustentável". Autora: Andressa Gagliardi) 
    Quais seriam os principais passos para o desenvolvimento sustentável?
    • uso de novos materiais na construção;
    • reestruturação da distribuição de zonas residenciais e industriais;
    • aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e a geotérmica;
    • reciclagem de materiais aproveitáveis;
    • não-desperdício de água e de alimentos;
    • menor uso de produtos químicos prejudiciais à saúde nos processos de produção alimentícia.
                
  3. CPS - O desenvolvimento sustentável tem por aspectos prioritários: a satisfação das necessidades básicas da população como, por exemplo, a educação, alimentação, saúde, lazer; a solidariedade para com as gerações futuras por meio da preservação do ambiente de modo que elas tenham chance de viver; a participação da população envolvida; a preservação dos recursos naturais; a elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito às diferentes culturas e a efetivação dos programas educativos.Nas frases a seguir, são apontados aspectos que ameaçam a sustentabilidade da sociedade em que vivemos. Procure identificá-los.
    I. Aproveitamento da energia hidráulica e eólica para a obtenção de energia elétrica.
    II. Estímulo à agricultura familiar.
    III. Uso de transporte ferroviário para pessoas e mercadorias.
    IV. Crescimento, sem planejamento, da população humana.
    V. Economia apoiada no crescimento contínuo do consumo.
    Assinale a alternativa que contém todas as frases que apontam os aspectos que colocam em risco o desenvolvimento sustentável.
    a) Apenas I e II
    b) Apenas II e III
    c) Apenas III e IV
    d) Apenas IV e V
    e) Apenas I, II e III           
  4. CPS - O Amazonas é o estado mais rico do mundo em termos de número de espécies de abelhas sem ferrão. "Contra o desmatamento e a favor da preservação, são elas os maiores e principais polinizadores da floresta, responsáveis por até 90% de sua polinização", diz Gislene Carvalho, coordenadora do Grupo de Pesquisas de Abelha (GPA). Em entrevista para o JC on line a pesquisadora relata as atividades de seu grupo na região.(Adaptado de JC on-line edição 2335 - Notícias de C&T- Serviço da SBPC)
    Assinale a alternativa cuja descrição revela a ação que está em DESACORDO com o desenvolvimento sustentável.
    a) Derrubar árvores de 50, 100, 200 anos para extrair mel, pois quanto mais velha maior será o oco que a árvore tem e, portanto, maior o ninho de abelhas que pode ocupá-lo. 
    b) Estimular a criação de abelhas como tarefa importante da conservação ambiental, pois quando se derrubam árvores, além de diminuir a possibilidade de manutenção da vida vegetal e animal, restringe-se a população de abelhas.
    c) Criar abelhas e comercializar o mel proveniente dessa criação beneficia duplamente o homem amazônico: melhora a sua alimentação e pode trazer-lhe algum ganho.
    d) Organizar associações de produtores para comercializar o mel no mercado externo e interno.
    e) Participar de discussões que visem à criação de uma legislação condizente com a realidade do criador de abelhas, levando em conta as dificuldades existentes e as proibições quanto à coleta e envio de material biológico (transporte de animal silvestre, capturas e manutenção em cativeiro).
  5. PUCPR - Pela primeira vez uma mulher africana, a ambientalista queniana Wangari Maathai, irá receber o prêmio Nobel da Paz. A escolha reconhece a contribuição dela para o desenvolvimento sustentável e seu esforço pelo fortalecimento da democracia. Maathai fundou o Movimento Cinturão Verde em 1977, por meio do qual mobilizou mulheres pobres a replantar cerca de 30 milhões de mudas de árvores em áreas desmatadas de seu país, para evitar o processo de desertificação.
    Tendo em vista este raciocínio ecológico podemos afirmar que:
    a) A ação da espécie humana na natureza tem provocado aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desmatamento. O efeito da maior concentração de CO2 na atmosfera é a tendência do planeta a se aquecer mais do que o normal; em outras palavras, o efeito estufa.
    b) O plantio de árvores garante a existência dos organismos capazes de fazer fotossíntese. Estes pertencem ao mais alto nível trófico, produzindo e acumulando energia através de processos bioquímicos, utilizando como matéria-prima a água, o oxigênio e a luz.
    c) Pela interferência de substâncias como o CO2, as reações normais do ciclo do oxigênio na camada de ozônio vêm sendo gradativamente reduzidas, resultando em um perigoso aumento dos níveis de radiação UV sobre a superfície terrestre, o que seria revertido pelo reflorestamento.
    d) As árvores das áreas recuperadas no Quênia representam o biótopo, ou seja, o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada no habitat dentro do sistema ecológico.
    e) Preservar a biodiversidade é condição básica para manter um ambiente sadio no planeta: todos os seres vivos são interdependentes, participam de cadeias alimentares ou reprodutivas. Assim, cabe ao ser humano a introdução de novas espécies exóticas para garantir a não-extinção ou distúrbios ao equilíbrio de um ecossistema.
  6. UEL - "Durante o mês de abril de 2007, o grupo encarregado de sistematizar os impactos das mudanças climáticas, bem como a vulnerabilidade e a adaptação para o painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgou um resumo de suas conclusões. O trabalho durou cinco anos e envolveu 2.500 pesquisadores do mundo todo. Suas previsões são alarmantes: algumas adaptações serão necessárias para enfrentar as mudanças inevitáveis do clima. O grupo enfatizou algumas possíveis e chamou atenção para a necessidade de uma opção pelo desenvolvimento sustentável. Segundo os pesquisadores, muitos dos impactos podem ser evitados, reduzidos ou postergados por ações mitigatórias."
    (Adaptado de: "SCIENTIFIC American". Como deter o aquecimento global. Edição Especial, 2007. p. 18.)
    Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
    I. As medidas de redução de dióxido de enxofre (uso de carvão limpo e de diesel com pouco enxofre) contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono, ao passo que as medidas visando à redução das emissões de dióxido de carbono (com a diminuição da eficácia da combustão e a substituição energética carvão/gás) promovem um aumento nas emissões de dióxido de enxofre.
    II. As máquinas da revolução industrial contribuíram para um aumento significativo da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, mas na verdade só aceleraram um processo que começou com o advento da agricultura. Esta atividade alterou os ciclos naturais de produção de metano e do dióxido de carbono e promoveu a derrubada de florestas na Ásia e Europa há, aproximadamente, 8 mil anos.
    III. No campo, a utilização excessiva de adubo nitrogenado, além de aumentar a produtividade agrícola, contribui pouco com a poluição do solo, a infiltração de nitratos na água e, paralelamente, com as emissões de vários gases de efeito estufa. Conclui-se, portanto, que o uso dos adubos reduz os custos dos produtos, a poluição dos solos e os danos à saúde.
    IV. Segundo previsões de alguns pesquisadores, o aquecimento rápido dos últimos séculos está, provavelmente, destinado a durar até que os combustíveis fósseis economicamente acessíveis se tornarem escassos. Quando isso acontecer, o clima da Terra deve começar a resfriar de forma progressiva, à medida que o oceano absorve o dióxido de carbono em excesso produzido pelas atividades humanas.
    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
    a) I e II.
    b) II e IV.
    c) III e IV.
    d) I, II e III.
    e) I, III e IV. 
  7. PUCCAMP - ... se (Lobato) vivesse nos dias de hoje, provavelmente, estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável, que pode ser entendido como
    a) aquele que atende às necessidades de recursos naturais do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.
    b) sinônimo de política desenvolvimentista, defendido principalmente pelos países em desenvolvimento como forma de superar as desigualdades econômicas e sociais.
    c) uma tese apresentada e defendida pelas nações mais ricas que se comprometem a auxiliar os países pobres a se industrializar de forma rápida e autônoma.
    d) um conjunto de técnicas industriais e agrícolas capaz de prover verdadeiras revoluções econômicas nos países que o implantarem.
    e) uma generalização de hábitos de consumo entre a população de média e baixa renda, de modo que esta possa melhorar o padrão de vida. 

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