Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.


  1. ENEM - Não é hoje que o homem cria, artificialmente, variedade de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural. 
    Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado). 
    Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
    a) originar uma nova espécie poliploide. 
    b) substituir geneticamente a espécie natural. 
    c) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat natural. 
    d) impedir a integração biológica entre as espécies parentais. 
    e) produzir descendentes com o código genético modificado.
  2. ENEM - As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
    a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
    b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
    c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
    d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
    e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.
  3. ENEM - Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação de vertebrados em cativeiro. Com esse objetivo, a iniciativa mais adequada, dentre as alternativas a seguir, seria criar
    a) machos de umas espécies e fêmeas de outras, para possibilitar o acasalamento entre elas e o surgimento de novas espécies.
    b) muitos indivíduos da espécie mais representativa, de forma a manter a identidade e a diversidade do ecossistema.
    c) muitos indivíduos de uma única espécie, para garantir uma população geneticamente heterogênea e mais resistente.
    d) um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas.
    e) vários indivíduos de poucas espécies, de modo a garantir, para cada espécie, uma população geneticamente homogênea.
  4. ENEM - Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides , cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulos e polinizadores, etc) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento, ect). 
    As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo
    a) sofre constantes recombinações para adaptar-se 
    b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida 
    c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas 
    d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias 
    e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade 
  5. ENEM - A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitam sobreviver em diferentes ambientais. 
    Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribui para uma maior diversidade genética?
    a) as sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea. 
    b) os arquegônicos, que protegem o embrião multicelular. 
    c) os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada. 
    d) os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva. 
    e) os vasos condutores, que possibilitam o transporte de seiva bruta.
  6. CESGRANRIO - O desenho a seguir representa dois tipos de indivíduos de uma mesma espécie, reproduzindo-se ao longo de quatro gerações. 
    A análise desta seqüência permite afirmar que os indivíduos do 2º tipo: 
    a) transmitiram as características adquiridas no meio ambiente para seus descendentes. 
    b) não sofreram ação da seleção natural, porque eram mais aptos. 
    c) possuíam variações favoráveis em relação ao meio onde estavam. 
    d) criaram mutações vantajosas para este ambiente. 
    e) desenvolveram resistência às variações ambientais.
  7. UNIRIO - Entre as plantas há uma grande variação dos sistemas de reprodução, que servem freqüentemente como base para a classificação de grupos. Entretanto, a despeito da aparente diversidade dos métodos reprodutivos, há um surpreendente grau de uniformidade entre eles. As diferenças são meras modificações de um tema básico comum: a metagênese ou alternância de gerações. Essas diferenças representam graus variáveis de especialização evolutiva. O esquema a seguir ilustra um ciclo reprodutivo das plantas. 

    a) Analise o esquema e responda: 
    a1 - De um grupo de plantas esse ciclo é característico?  # Angiospermas. 
    a2 - Cite uma característica presente no esquema que seja fundamental na definição desse grupo. # Fruto/ dupla fecundação/ endosperma triploide/ saco embrionário.
    a3 - Que estrutura tornou esse grupo independente da água para a reprodução? # Tubo polínico. 
    b) Comparando-se esse ciclo com o dos animais, que estrutura se comporta como gameta feminino? # oosfera. 
    c) Na fase sexuada do ciclo, a união entre gametas se constitui num importante mecanismo de aumento da variabilidade genética. Que outro mecanismo seria responsável pelo aumento da variabilidade na fase assexuada?  # Meiose ou eventos de recombinação de meiose (permutação e separação dos homólogos).
     
  8. FATEC - "Ainda que haja diversidade humana - e ela é um fato evolutivo incontestável - todos os homens devem ter, por motivos éticos e morais, os mesmos direitos básicos e fundamentais reconhecidos pela declaração universal dos direitos humanos." É a igualdade dentro da diversidade. A nova teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, considera como principais fatores evolutivos 
    a) migração, lei do uso desuso, seleção natural. 
    b) mutação, migração, herança dos caracteres adquiridos. 
    c) mutação, recombinação genética, seleção natural. 
    d) lei do uso e desuso, seleção natural, herança dos caracteres adquiridos. 
    e) migração, seleção natural, herança dos caracteres adquiridos. 
  9. UFRN - Como você já devem ter percebido, é grande a variabilidade de espécies, comportamentos, e adaptações na Mata Atlântica.
    Essa variabilidade fenotípica está relacionada à constituição genética do indivíduo e pode ser observada até dentro da mesma espécie.
    Segundo Ribossomildo, etapas da divisão celular como as representadas nas figuras abaixo justificam essa variabilidade.

    Marque a opção em que se relaciona adequadamente a figura ao evento biológico.
    a) Na figura I, a segregação independente dos cromossomos contribui para o aumento da diversidade dos gametas.
    b) Na figura II, a formação de quiasma eleva a probabilidade de ocorrência de mutação dos genes.
    c) Na figura I, a migração das cromátides-irmãs para pólos opostos eleva a recombinação gênica.
    d) Na figura II, a permutação entre cromossomos heterólogos aumenta a variabilidade genética. 
  10. UFPE - Quando se considera o processo evolutivo, se tem em mente que as populações experimentam um conjunto de mudanças ao longo do tempo. Sobre esse tema, analise as proposições com verdadeiro ou falso.
    (   ) As mutações podem ser favoráveis, indiferentes ou desfavoráveis, dependendo do ambiente em que vivem os organismos mutados.
    (   ) Casamento entre pessoas aparentadas (cruzamentos consanguíneos) aumenta a freqüência de alelos deletérios na população.
    (   ) A seleção natural atua sobre a diversidade genética intra-específica; os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente são selecionados.
    (   ) A semelhança entre a estrutura interna da asa do morcego e a do membro superior humano é indicativa do tipo de evolução denominado convergência adaptativa .
    (   ) O acaso pode provocar alterações significativas na freqüência de diferentes alelos.
    # V F V F V  
  11. UFRJ - Estudos recentes compararam as sequências completas de DNA mitocondrial de indivíduos de várias regiões geográficas do planeta.
    Os resultados revelaram que a variabilidade genética no DNA mitocondrial de indivíduos africanos era quase o dobro da observada no DNA mitocondrial de não-africanos. Esses resultados foram importantes para corroborar a ideia de que o ancestral comum mais recente do Homo sapiens viveu na África há cerca de 200.000 anos.
    Explique por que a maior diversidade do DNA mitocondrial apóia a ideia da origem africana do Homo sapiens.  # 
    As mutações ocorrem aleatoriamente, com uma taxa média constante. Logo, a variabilidade genética é diretamente proporcional à antiguidade, o que confirma que nosso ancestral comum mais recente viveu na África.
  12. UNICAMP - A biodiversidade brasileira, no que diz respeito a aranhas, pode ser ainda maior do que suspeitavam os cientistas. É o que apontam as últimas descobertas de uma equipe de pesquisadores brasileiros. Entre janeiro e julho de 2005, o grupo identificou nove espécies novas de aranha, a maioria da região amazônica. Os pesquisadores também compararam geneticamente a espécie Ericaella florezi com outras do mesmo gênero e sugeriram que a especiação pode ter se iniciado com o aparecimento da Cordilheira dos Andes, há cerca de 12 milhões de anos. (Adaptado de “Brasileiros acham nove espécies de aranha em  2005”, Folha de S. Paulo, 22/08/2005. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13625.shtml)
    a) Por que o surgimento da Cordilheira dos Andes teria iniciado o processo de especiação?  # A Cordilheira dos Andes poderia ter sido o primeiro passo na separação de populações de uma mesma espécie, isto é, teria provocado o isolamento geográfico das populações de aranhas, impedindo o fluxo gênico. 
    b) Que processos posteriores devem ter ocorrido para que essas aranhas se tornassem espécies distintas?  # Posteriormente, devem ter ocorrido mutações e pressões seletivas diferentes nessas populações. Assim teria havido diversificação gênica entre elas, tornado-se cada vez mais diferentes no seu patrimônio genético, até que não conseguiriam mais se cruzar, ocorrendo, portanto, isolamento reprodutivo. Nesse estágio, elas seriam consideradas espécies distintas. 
  13. UFPE - "Um grande grupo de indivíduos, de uma única espécie, sofre dispersão por vários ambientes, nos quais atuam diferentes fatores de seleção natural, e, conseqüentemente, diferentes variações adaptativas são selecionadas em cada um desses ambientes. Diversas espécies são formadas, embora todas apresentem algumas características semelhantes, pelo fato de terem descendido de um ancestral comum."
    Esse texto refere-se à ocorrência de:
    a) Convergência adaptativa.
    b) Oscilação genética.
    c) Analogia genética.
    d) Irradiação adaptativa.
    e) Diversidade intra-específica.
  14. VUNESP - As populações A, B,C e D vivem em quatro regiões geográficas diferentes. Quando os indivíduos dessas populações foram colocados juntos, cruzaram-se e os resultados obtidos foram os seguintes:
    Cruzamentos  Descendentes
          AxB            férteis
          AxD           férteis
          BxC           estéreis
          BxD           férteis
          CxD           estéreis
    a) O que se pode concluir do fato de os cruzamentos A x B, A x D e B x D terem produzido
    descendentes férteis? Que fator inicial poderia ter dado origem às populações A, B, C e
    D?  # Podemos concluir que entre essas populações o fluxo gênico é perfeitamente viável, o que caracteriza que as populações A,B e D pertencem à mesma espécie. Um fato que poderia ter dado origem às populações A, B,C e D poderia ser uma barreira geográfica.
    b) Que nome se dá às espécies diferentes que vivem numa mesma região geográfica? Indique um exemplo de animais vertebrados que, quando cruzados entre si, produzem descendentes estéreis. # Espécies diferentes que vivem numa mesma região denominam-se simpátricas. Um exemplo de vertebrados que quando cruzados produzem descendentes estéreis: égua e jumento, produzindo a mula, que é estéril. 
     
  15. VUNESP - "Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação... A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem... A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de "ÁRVORES FLORÍFERAS com pequenos frutos, SAMAMBAIAS, CONÍFERAS" e alguns tipos de MUSGOS, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo".
    (Adaptado de "National Geographic", julho/2002).
    a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais. 
    # A grande variedade de tipos, formas e colorações atraiu uma grande variedade de animais para a polinização.
    A produção de frutos (a partir do ovário das flores), propiciou alimento a muitas formas animais e contribuiu para a dispersão das sementes. Isto favoreceu a conquista de novos habitats.
    A ocupação de novos habitats favoreceu a diversidade genética das populações vegetais, através de fecundações cruzadas, aumentando a troca de material genético e com isso uma maior quantidade de novas combinações genéticas.
    b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?# Os grupos vegetais destacados no texto são:
    – Angiospermas (árvores floríferas com sementes e pequenos frutos).
    – Pteridófitas (samambaias, sem sementes ou frutos).
    – Gimnospermas (coníferas com sementes e sem frutos).
    – Briófitas (musgos, sem sementes ou frutos).







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