Google+ Followers

Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.


  1. FATEC - Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente a frase seguinte: As mitocôndrias estão imersas no hialoplasma e têm por função a ...(I)..., fenômeno este que no seu aspecto geral é oposto à ...(II)... Esta ocorre no interior dos ...(III)... Ambos os organoides são capazes de se ...(IV)... 
    a) I - respiração celular; II - fotossíntese; III - cloroplastos; IV - autoduplicarem. 
    b) I - digestão celular; II - síntese protéica; III - ribossomos; IV - autodigerirem. 
    c) I - respiração celular; II - fermentação; III - cloroplastos; IV - autodigerirem. 
    d) I - secreção celular; II - pinocitose; III - complexo de Golgi; IV - autoduplicarem. 
    e) I - síntese protéica; II - digestão celular; III - lisossomos; IV - autodigerirem.
  2. CESGRANRIO - Assinale a afirmativa correta sobre a maneira como os seres vivos retiram a energia da glicose: 
    a) O organismo, como precisa de energia rapidamente e a todo tempo, faz a combustão da glicose em contato direto com o oxigênio.
    b) Como a obtenção de energia não é sempre imediata, ela só é obtida quando a glicose reage com o oxigênio nas mitocôndrias.
    c) A energia, por ser vital para a célula, é obtida antes mesmo de a glicose entrar nas mitocôndrias usando o oxigênio no citoplasma, com liberação de duas (O2) moléculas de ATP (glicólise).
    d) A energia da molécula de glicose é obtida através da oxidação dessa substância pela retirada de hidrogênios presos ao carbono (desidrogenações), que ocorre a nível de citoplasma e mitocôndrias. 
    e) A obtenção de moléculas de ATP é feita por enzimas chamadas desidrogenases (NAD) depois que a molécula de oxigênio quebra a glicose parcialmente no hialoplasma (glicólise).
  3. ENEM - No processo de fabricação de pão, os padeiros, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção de massa em forma de "bola" e a mergulham num recipiente com água, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema a seguir. Quando isso acontece, a massa está pronta para ir ao forno.
    Um professor de Química explicaria esse procedimento da seguinte maneira
    "A bola de massa torna-se menos densa que o líquido e sobe. A alteração da densidade deve-se à fermentação, processo que pode ser resumido pela equação
    C6H12O6     —>    2C2H5OH       +     2CO2           +     energia.
    glicose                álcool comum        gás carbônico
    Considere as afirmações abaixo.
    I. A fermentação dos carboidratos da massa de pão ocorre de maneira espontânea e não depende da existência de qualquer organismo vivo.
    II. Durante a fermentação, ocorre produção de gás carbônico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir.
    III. A fermentação transforma a glicose em álcool. Como o álcool tem maior densidade do que a água, a bola de massa sobe.
    Dentre as afirmativas, apenas:
    a) I está correta.
    b) Il está correta.
    c) I e II estão corretas.
    d) II e III estão corretas.
    e) III está correta.
  4. ENEM - Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
    O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da 
    A) liberação de gás carbônico.
    B) formação de ácido lático.
    C) formação de água.
    D) produção de ATP.
    E) liberação de calor.