Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar.



  1. ENEM - A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
    MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
    Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
    A) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
    B) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
    C) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
    D) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
    E) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.
  2. UERJ - Além do impacto ambiental agudo advindo do derramamento de grandes quantidades de óleo em ambientes aquáticos, existem problemas a longo prazo associados à presença, no óleo, de algumas substâncias como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, mutagênicos e potencialmente carcinogênicos. Essas substâncias são muito estáveis no ambiente e podem ser encontradas por longo tempo no sedimento do fundo, porque gotículas de óleo, após adsorção por material particulado em suspensão na água, sofrem processo de decantação.
    As substâncias mutagênicas mencionadas no texto podem atingir o topo da pirâmide alimentar através do fenômeno denominado:
    a) biogênese
    b) biossíntese
    c) biodegradação
    d) bioacumulação
  3. UFSC - O aumento da produção de suínos em vários estados do Brasil, como Santa Catarina, evidência problemas na adequação e no licenciamento ambiental das propriedades, que podem ser altamente poluentes, caso não utilizem sistemas de tratamento dos resíduos animais. Seja qual for a forma de criação, a suinocultura pode representar importante fonte de degradação do ar, dos recursos hídricos e do solo. O problema crucial está no apreciável volume de dejetos produzidos, no impacto ambiental e no difícil alcance da sustentabilidade da produção. Estima-se que um animal destinado ao abate, com peso variando de 25 a 100 quilos, produza uma média de sete litros de dejetos a cada dia.
    Texto adaptado de: http://www.comciencia.br/200405/noticias/4/suinos.htmQ. Acesso em: 22/09/2005.
    Considerando o texto acima e o tema a que se refere, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
    (01) Os resíduos da criação de suínos, assim como de outros mamíferos, englobam as fezes, urina, água desperdiçada pelos bebedouros e higienização, resíduos da ração, pêlos, entre outros.
    (02) Uma das principais causas da poluição é a liberação direta desses dejetos, sem o devido tratamento, em rios e riachos.
    (04) O excesso de matéria orgânica nos resíduos lançados nas águas aumenta o teor de oxigênio dissolvido na água, devido ao surgimento de algas fotossintetizantes, fazendo proliferar os peixes, num fenômeno denominado eutrofização, sendo esta uma vantagem na criação de suínos.
    (08) Pode ocorrer disseminação de patógenos (organismos causadores de doenças), mau cheiro e contaminação de águas potáveis com amônia, nitratos e outros elementos tóxicos.
    (16) Devido aos resíduos de suínos, as pessoas podem contrair diretamente a Teníase, um importante parasita intestinal.
    # 01 + 02 + 08 = 11























Nenhum comentário:

Postar um comentário