Google+ Followers

Aspectos bioquímicos das estruturas celulares.


  1. ENEM - Quando colocamos em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossonos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.
    Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza

    a) polar, ou seja, inteiramente solúveis em água.
    b) apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.
    c) anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.
    d) insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.
    e) anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.  
  2. UFPE - Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas. 
    (   ) Magnésio (Mg++) presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese. 
    (   ) Cálcio (Ca++) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos. 
    (   ) Ferro (Fe++), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos). 
    (   ) Fosfato (PO4--) é o principal cátion extra e intracelular. 
    (   ) Cloreto (Cl-) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.
    # V V V F F
  3. FUVEST - Leia o texto a seguir, escrito por Jons Jacob Berzelius em 1828. "Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos." A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o "poder catalítico" mencionado no texto deve-se 
    a) aos ácidos nucleicos. 
    b) aos carboidratos. 
    c) aos lipídios. 
    d) às proteínas. 
    e) às vitaminas.
  4. CESGRANRIO - Os meios de comunicação, recentemente, divulgaram que a venda de carne para a população caiu em 60%, sem haver aumento no consumo de aves e peixes. Este fato é preocupante porque indica que foi reduzida a ingestão de nutrientes com função plástica, que são: 
    a) glicídios       b) lipídios       c) vitaminas       d) sais minerais       e) proteínas 
  5. UnB - A desidratação provocada pela diarreia é ainda a segunda maior causa de mortalidade infantil no Brasil. O problema tem sido combatido pela distribuição de uma mistura de sais considerada eficaz pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - indicada na tabela a seguir como teores/OMS - e pela divulgação de receita simplificada, conhecida como soro caseiro. A população de baixa renda e os que pretendem restringir o uso da alopatia utilizam chás caseiros. Em um estudo que objetivava verificar a eficiência dos produtos mais usados no tratamento da diarreia infantil, observaram-se os dados contidos na seguinte tabela.
      
    A partir dos dados da tabela, julgue os itens adiante. 
    (1) Os teores de eletrólitos presentes nas amostras dos chás caseiros variam de planta e são insuficientes para repor os sais minerais perdidos pelo organismo na diarreia.
    (2) A substituição da água do soro caseiro pelos chás das plantas carqueja e funcho ou pela água de coco verde leva a uma composição química mais próxima da estipulada pela OMS do que o próprio soro caseiro.
    (3) O sal de cozinha possui baixos teores de potássio. 
    (4) Entre as amostras citadas, o chá de pitangueira é o mais recomendado para a recuperação dos impulsos nervosos, nos casos de desidratação.  
    V V V F
  6. CESGRANRIO - "Ceará joga fora opção alimentar"
    Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "O estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos. (Jornal do Brasil - 27/08/94) 
    Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta. 
    a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora. 
    b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural. 
    c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas. 
    d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água. 
    e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.
  7. UFPE - Os seres vivos apresentam em sua composição química tanto substâncias orgânicas quanto inorgânicas. Tomando como referencial a distribuição ilustrada na figura a seguir, para a bactéria 'Escherichia coli', assinale a alternativa que inclui as frações representativas de água, proteínas e sais minerais, nesta ordem.
    a) 1, 2 e 3        b) 2, 3 e 6        c) 1, 2 e 6        d) 2, 3 e 1        e) 3, 2 e 4
  8. UNICAMP - Os dois gráficos a seguir referem-se à velocidade da reação A + B <-> C + D, que ocorre entre animais de uma mesma espécie quando suas temperaturas variam. O gráfico número 1 representa a reação em um indivíduo que,além dos reagentes A e B, possui o polipeptídio E, que não ocorre no indivíduo do gráfico número 2.
    V = velocidade de formação do produto C em mg/hora.
    Baseando-se nos gráficos:
    a) Responda: em que grupo de substâncias pode ser classificado a substância E?   # O polipeptídio E é uma enzima.
    b) Dê uma justificativa para a sua classificação. # O gráfico I mostra que a velocidade de reação é consideravelmente maior na presença do polipeptídio E do que na sua ausência (gráfico 2). Isso indica que essa substância atua como um catalisador, aumentando a velocidade da reação em questão. No gráfico I, pode-se ainda observar que, acima de 36ºC, a atividade do polipeptídio começa a se reduzir, o que mostra um comportamento típico das enzimas, que, depois de uma certa temperatura ótima, têm sua atividade reduzida e completamente anulada após sofrer desnaturação.