Conservação e recuperação de ecossistemas.



  1. ENEM - Nativas do Brasil, as várias espécies das plantas conhecidas como fava-d'anta têm lugar garantido no mercado mundial de produtos cosméticos e farmacêuticos. Elas praticamente não têm concorrentes, pois apenas uma outra planta chinesa produz os elementos cobiçados pela indústria mundial. As plantas acham-se dispersas no cerrado e a sua exploração é feita pela coleta manual das favas ou, ainda, com instrumentos rústicos (garfos e forquilhas) que retiram os frutos das pontas dos galhos. Alguns catadores quebram galhos ou arbustos para facilitar a coleta. Depois da coleta, as vagens são vendidas aos atacadistas locais que as revendem a atacadistas regionais, estes sim, os revendedores de fava para as indústrias. Depois de processados, os produtos são exportados. Embora os moradores da região tenham um vasto conhecimento sobre hábitos e usos da fauna e flora locais, pouco ou nada sabem sobre a produção de mudas de espécies nativas e, ainda, sobre o destino e o aproveitamento da matéria-prima extraída da fava d'anta. Adaptado de: "Extrativismo e biodiversidade: o caso da fava-d'anta". Ciência Hoje, junho, 2000.
    Ainda que a extração das vagens não seja prejudicial às árvores, a estratégia usada na sua coleta, aliada à eventual pressão de mercado, são fatores que podem prejudicar a renovação natural da fava d'anta. Uma proposta viável para que estas plantas nativas não corram nenhum risco de extinção é
    a) introduzir a coleta mecanizada das favas, reduzindo tanto as perdas durante a coleta quanto os eventuais danos às plantas.
    b) conservar o solo e aumentar a produtividade dessas plantas por meio de irrigação e reposição de sais minerais.
    c) domesticar a espécie, introduzindo viveiros que possam abastecer a região de novas mudas, caso isto se torne necessário. 
    d) proibir a coleta das favas, aplicando pesadas multas aos infratores.
    e) diversificar as atividades econômicas na região do cerrado para aumentar as fontes de renda dos trabalhadores.
  2. UFES - Pesquisadora da USP revela que a exposição do barulho diminui o rendimento escolar. O estudo mostra que "15% das crianças de um conjunto de edifícios da Grande São Paulo, moradoras em andares mais baixos, têm aproveitamento escolar inferior ao das que moram em imóveis acima do 15º andar". (Época, 12/4/99)
    Durante um debate sobre esse assunto, um grupo de estudantes apresentou, na tentativa de minimizar o problema, as seguintes propostas:
    I - desvio do trânsito pesado para locais afastados dos centro residenciais;
    II - promoção de campanhas educativas para que os motoristas só buzinem o necessário;
    III - fixação de um padrão de ruído urbano, em torno de 100 decibéis, para todos os centros urbanos residenciais;
    IV - conservação e ampliação de áreas verdes.
    Assinale a opção que contém a(s) propostas(s) adequada(s) à situação.
    a) Apenas I.
    b) Apenas II e III.
    c) Apenas I, II e IV. 
    d) Apenas I, III e IV.
    e) I, II, III e IV.
  3. UFES - Um dos assuntos mais veiculados nos jornais e revistas neste final de século é a falta de água no mundo. Um professor de Biologia, para chamar a atenção dos seus alunos sobre o assunto, apresentou no início de sua aula a charge adiante. 
     Em seguida fez um longo discurso sobre a Mata Ciliar, citando inicialmente o seguinte texto: "... A vegetação que margeia os rios ou que contorna os lagos, nascentes e açudes é denominada Mata Ciliar, [...] Sua presença é de vital importância para a conservação e funcionamento da bacia hidrográfica, porque atua na regularização dos fluxos de água e de sedimentos, na manutenção da qualidade da água ..." (Garcia e Moraes, 1999)
    Na história anterior, pode parecer uma contradição: a despreocupação de ontem com o corte das árvores, o desperdício de água do dia-a-dia e a conservação das Matas Ciliares. No entanto, existe uma forte correlação entre eles. Assinale a afirmativa que NÃO destaca essa correlação.
    a) O sistema radicular e as copas das árvores da Mata Ciliar constituem a proteção mais eficiente do revestimento do solo, evitando seu esgotamento e o assoreamento dos rios.
    b) A eliminação da Mata Ciliar nas nascentes dos rios pode comprometer o volume de água de uma bacia hidrográfica.
    c) A capacidade respiratória dos seres vivos pode ser aumentada, quando se evita o fenômeno da inversão térmica com o controle da derrubada de árvores. 
    d) A substituição das Matas Ciliares por uma agricultura predatória contribui para que milhões de toneladas de solo sejam arrastados para o leito dos rios, causando o assoreamento.
    e) A destruição de grandes áreas de Mata Ciliar pode alterar o regime de chuvas da região, interferindo, assim, no volume de água dos rios. 
  4. ENEM - Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar,entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.
    Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a
    A) construção, nas pequenas propriedades, de grandes fornos elétricos para torrar a mandioca.
    B) plantação, em suas propriedades, de árvores para serem utilizadas na produção de lenha.
    C) permissão, por parte do Ibama, da exploração da Mata Atlântica apenas pelos pequenos produtores.
    D) construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da região. 
    E) coleta de carvão de regiões mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalização do Ibama. 
  5. SIMULADO - O rio Tietê, cujo nome em língua indígena significa “caudal volumoso”, se inscreve entre os mais importantes do Brasil. Não por seu
    tamanho ou volume de água, mas pelo seu significado histórico. O Tietê atravessa a cidade de São Paulo que está localizada em seu leito
    superior, onde recebe dois afluentes principais: o Tamanduateí e o rio Pinheiros que formam, com ele, uma espécie de colar circundando o
    município. Hoje, devido à poluição, o sistema circundado pelos três rios recebe a denominação de “o colar de esgotos” de São Paulo.
    Considere as ações preventivas para impedir que um rio chegue ao estado em que se encontra o rio Tietê na cidade de São Paulo.
    I. Instalar rede de esgoto para evitar que os despejos domésticos cheguem ao rio.
    II. Exigir das indústrias o tratamento de seus efluentes antes de despejá-los nas águas do rio.
    III. Monitorar a ocupação dos mananciais.
    IV. Esclarecer a população acerca dos prejuízos que podem acarretar a poluição de um recurso hídrico.
    A alternativa que contém todas as ações válidas é
    a) Apenas I e II
    b) Apenas I e III
    c) Apenas I e IV
    d) Apenas I, III e IV
    e) I, II, III e IV
  6. ENEM - À produção industrial de celulose e de papel estão associados alguns problemas ambientais. Um exemplo são os odores característicos dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoção da lignina da principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras celulósicas que formam o papel: a madeira. É nos estágios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indústrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na água industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas indústrias de papel, não são biodegradáveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alterações genéticas.
    Celênia P. Santos et al. "Papel: como se fabrica?" In: "Química nova na escola", n¡. 14, nov./2001, p. 3-7 (com adaptações).
    Para se diminuírem os problemas ambientais decorrentes da fabricação do papel, é recomendável
    a) a criação de legislação mais branda, a fim de favorecer a fabricação de papel biodegradável.
    b) a diminuição das áreas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obtenção de fibras celulósicas.
    c) a distribuição de equipamentos de desodorização à população que vive nas adjacências de indústrias de produção de papel.
    d) o tratamento da água industrial, antes de retorná-la aos cursos d água, com o objetivo de promover a degradação dos compostos orgânicos solúveis.
    e) o recolhimento, por parte das famílias que habitam as regiões circunvizinhas, dos resíduos sólidos gerados pela indústria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário